Páginas

02 novembro 2011

Paulista feminino fecha returno e define semifinalistas

Fonte: FPV
São Paulo (SP) - A primeira fase do Campeonato Paulista feminino de vôlei, Divisão Especial, chega ao seu final nesta quarta-feira, com a realização da última rodada do returno.  Com três das quarto vagas definidas para Vôlei Futuro, Sesi/SP, e Sollys, resta saber o quarto colocado e o posicionamento da cada time nas semifinais. Pinheiros e BMG/São Bernardo brigam pela vaga e terão diferentes desafios: o time de São Paulo enfrenta o líder Vôlei Futuro em casa, enquanto o time do ABCD vai a São José do Campos para jogar contra o time da casa, lanterna da competição.

A programação completa da rodada é a seguinte:  dia 2/11, 19h30, Sesi/SP x São Caetano, no Sesi-Leopoldina, em São Paulo; Uniara/C. Náutico x Sollys/Nestlé, no Ginásio Guilherme Ferrão-Pista, em Araraquara;  São José dos Campos x BMG/São Bernardo, no Ginásio Tênos Clube, em São José dos Campos; e Pinheiros x Vôlei Futuro, no E.C. Pinheiros, na capital paulista.

Com 24 pontos, o Vôlei Futuro está na ponta da classificação e bem próximo da melhor campanha da fase, que garantirá vantagens de decidir em casa as semifinais e final. Sesi/SP e Sollys/Nestlé têm 20 pontos cada, com uma pequena diferença no set average para o time paulistano. Quem vencer poderá garantir a segunda colocação (com chances remotas de primeiro em caso de derrota do Vôlei Futuro).

Mas a briga mais interessante será entre Pinheiros e BMG/São Bernardo pela quarta vaga.  Com vantagem no set average, o Pinheiros terá um páreo duro pela frente e precisará de muita concentração e determinação para superar o Vôlei Futuro. O fato de jogar em casa ajuda, e a expectativa é de um grande confronto. Já o BMG vai a São José dos Campos enfrentar uma equipe que ainda não venceu no torneio e que ocupa a oitava posição. Sem dúvida, na teoria um missão mais fácil.

O sistema de disputa será o mesmo do ano passado. As equipes estarão em um grupo único, com turno e returno, sendo que as quatro mais bem colocadas disputarão o play-off de semifinal. Nesta fase haverá o cruzamento olímpico, ou seja, 1º x 4º e 2º x 3º, e os vencedores decidirão o título do Paulistão 2011. As vencedoras decidirão o título também em um play-off final melhor-de-três.

Paulista 2011 - classificação e jogos