Páginas

04 outubro 2012

A um set da vantagem nos play-offs

Por Thiago Leme 
Coluna do Vôlei  

O Osasco atropelou o São Bernardo por 3 a 0 (25/13; 25/22; 25/17), o Sesi venceu o Campinas pelo mesmo placar (25/19; 32/30; 25/19) e o Pinheiros sofreu para vencer o lanterna São Caetano (26/28; 25/22; 25/27; 25/18; 15/11). 


Os resultados desta quarta-feira favoreceram o Osasco e deixaram a equipe perto de confirmar a primeira posição da fase classificatória. O time laranja tem 30 pontos e dois clássicos pela frente (Campinas e Sesi). O Sesi, por sua vez, tem 26 e só uma partida a realizar, ou seja, só pode chegar a 29 e não briga mais pela liderança. O Campinas tem 24 e duas partidas, podendo chegar a 30, mesma pontuação das osasquenses. Porém, a equipe campineira só empata no set average caso vença suas partidas por 3 a 0 e o Osasco perca seus jogos por 3 a 0. Então, ao Sollys/Osasco basta vencer um set em um dos clássicos para confirmar a liderança isolada e ter a vantagem de decidir a semifinal e a final em casa se precisar da terceira partida.

Os clássicos, porém, tem uma importância ainda maior para o Osasco. Vale como preparação para o Mundial de Clubes, que começa em 13 de outubro. Serão grandes adversários, que podem dar ritmo para as osasquenses enfrentarem o atual campeão mundial Rabita Baku, em 15 de outubro, e o Fenerbahçe na fase final. Por isso, independente da confirmação antecipada da primeira posição na fase classificatória, a torcida deve comparecer para dar moral para a equipe.


Adversário das semifinais

A briga pela quarta vaga no Paulista e provável adversário do Osasco promete ser movimentada. O Pinheiros tem 11 pontos e apenas uma partida a fazer, exatamente contra o Uniara, que vem logo atrás com 8 pontos. Uma vitória garante a equipe da capital nas semifinais, mas uma derrota pode comprometer a classificação.

O Uniara tem duas partidas pela frente, caso vença o Pinheiros por 3 a 2, fica a três pontos da classificação, quando enfrenta o São Bernardo, que também briga pela vaga. Se ganhar os três pontos da equipe de São Paulo (3 a 0 ou 3 a 1), basta vencer o time do ABC por 3 a 2 e fica com a vaga. Dependendo da combinação dos resultados da rodada (caso o São Bernardo não ganhe os três pontos contra o São Caetano), o Uniara pode até perder por 3 a 2 na última rodada.

A situação do São Bernardo é mais complicada, tem que torcer para o Uniara vencer o Pinheiros por 3 a 0 ou 3 a 1, ganhar os três pontos contra o São Caetano (3 a 0 ou 3 a 1) e, novamente, ganhar três pontos contra o Uniara. Se essa combinação de resultados acontecer, o Bernô ficaria com 12 pontos contra 11 de Pinheiros e Uniara. 



Nenhum comentário: